O uso das novas tecnologias como forma de aprendizagem no ensino da geometria no segundo ano do ensino médio: relato de uma experiência de extensão

Autores

  • Damassena Pereira Marciano
  • José Airton Fernandes de Farias
  • Débora Cristina Santos

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p94-105

Palavras-chave:

GeoGebra. Geometria. Novas tecnologias. Ensino - aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho busca mostrar a importância do uso das novas tecnologias em sala de aula, em especial no ensino da matemática, disciplina a qual a maioria das pessoas não consegue fazer relações entre o conteúdo e o cotidiano. A ideia central partiu de um Projeto de Extensão chamado “Problematizando a geometria em sala de aula: estreitando relações com o cotidiano”, que tem como principal objetivo analisar as dificuldades em relação ao ensino da geometria encontradas em alunos do 2º ano do Ensino Médio. Dessa maneira, buscou-se amenizar essas dificuldades apresentadas através de atividades práticas utilizando as novas tecnologias. A partir do uso do software conhecido como GeoGebra, traçamos como uma das metas um elo, estreitando relações entre a Escola Básica e a universidade. Metodologicamente o projeto foi apresentado através de aulas dinâmicas com o uso de computadores, apoiados pelo software GeoGebra, palestras, seminários, e apresentações de trabalhos.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: HUMANIDADES