O laboratório de ensino da matemática como possibilidade de construção e socialização de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p74-85Palavras-chave:
Laboratório. Ensino. Matemática. Prática pedagógica. Material didáticoResumo
O presente trabalho reflete as ações realizadas no Projeto “Construindo e socializando material didático a partir do laboratório de Matemática”, que teve como objetivo envolver os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB – Campus Cajazeiras na construção e disseminação de material didático, possibilitando uma melhor utilização dos recursos pedagógicos que integram o Laboratório de Ensino da Matemática desse Campus em sala de aula. O trabalho foi realizado, inicialmente, priorizando-se os aspectos ligados à pesquisa bibliográfica e o levantamento do material que compõe o laboratório do IFPB. Em seguida, deu-se início à construção do material didático que seria utilizado nas ações práticas do projeto – como minicursos e oficinas, realizados com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Costa e Silva –, privilegiando, para a execução das atividades, a atuação dos alunos nele envolvidos. O texto foi estruturado de modo a evidenciar, na primeira parte, a caracterização básica do laboratório, a sua funcionalidade e os materiais que o compõem e, na segunda parte, a descrição metodológica da realização do projeto mencionado e os resultados alcançados.
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