Metodologia de implementação da curricularização: ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PROEXC/IFPB)

Autores

  • Tânia Maria de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p102-107

Palavras-chave:

Curricularização. Unidades Territoriais de Vivências (UTVs). Metodologia de imersão/curricularização.

Resumo

Apresenta o processo de construção da curricularização como ação da PROEXC em parceria com a Pro-reitoria de Ensino e equipe dos campi,  através da metodologia de imersão em unidades territoriais de vivências. A metodologia apresenta-se em três etapas de construção e, por ser orgânica, desde as vivências de aplicações iniciais (1ª etapa), passa a indicar os elementos necessários para constar nos textos que servirão para a formalização da curricularização (Resolução, Textos PDI, PPCs entre outros). Vale ressaltar que em cada etapa acontecem oficinas de capacitação ofertada pela PROEXC divididas em momentos teóricos e vivências. Participa do processo cinco Campi da rede IFPB o equivalente a  um universo amostral de 23% do total dessa rede. Como resultados podem-se apresentar a implantação da metodologia de imersão em seis Unidades Territoriais de Vivências (UTVs), a validação da metodologia de curricularização em sua primeira etapa e a formação de uma comissão de estudos no IFPB para garantir os textos formalizadores da curricularização na Instituição. 


 

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Publicado

2018-11-11

Edição

Seção

MEMÓRIAS DA EXTENSÃO