Metodologia de implementação da curricularização: ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PROEXC/IFPB)
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p102-107Palavras-chave:
Curricularização. Unidades Territoriais de Vivências (UTVs). Metodologia de imersão/curricularização.Resumo
Apresenta o processo de construção da curricularização como ação da PROEXC em parceria com a Pro-reitoria de Ensino e equipe dos campi, através da metodologia de imersão em unidades territoriais de vivências. A metodologia apresenta-se em três etapas de construção e, por ser orgânica, desde as vivências de aplicações iniciais (1ª etapa), passa a indicar os elementos necessários para constar nos textos que servirão para a formalização da curricularização (Resolução, Textos PDI, PPCs entre outros). Vale ressaltar que em cada etapa acontecem oficinas de capacitação ofertada pela PROEXC divididas em momentos teóricos e vivências. Participa do processo cinco Campi da rede IFPB o equivalente a um universo amostral de 23% do total dessa rede. Como resultados podem-se apresentar a implantação da metodologia de imersão em seis Unidades Territoriais de Vivências (UTVs), a validação da metodologia de curricularização em sua primeira etapa e a formação de uma comissão de estudos no IFPB para garantir os textos formalizadores da curricularização na Instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.