Implantação de biodigestores em contexto comunitário na zona rural do Município de Santa Rita
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p97-105Palavras-chave:
Biodigestor. Biofertilizante. Biogás. Tecnologia Social.Resumo
Os resíduos da atividade agropecuária têm contribuído para o desencadeamento de problemas ambientais, marcadamente, em relação aos recursos hídricos. Com objetivo de diminuir esse problema no Município de Santa Rita, PB foi desenvolvido um Biodigestor, visando a geração de biogás e a redução da matéria orgânica poluente, transformando-a em um excelente fertilizante natural livre de contaminação chamado de biofertilizante. O Biodigestor escolhido para a construção foi do tipo indiano com selo de água, a inovação sofreu uma modificação da campânula, geralmente de ferro, por fibra de vidro e algumas adaptações no gasômetro, barateando os custos na fabricação do mesmo. O resultado alcançado foi a capacidade de reaplicação dessa tecnologia como meio para promover a inclusão socioprodutiva de diversas comunidades produtoras na zona rural do referido município e região metropolitana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, visando a mobilização da sociedade em torno do tema com o objetivo de sugeri-lo como instrumento de inclusão e transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.