A prática da arte marcial com crianças: um relato de experiência com ensino de jiu-jitsu no Campus Campina Grande
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p78-85Palavras-chave:
Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu.Resumo
O jiu-jitsu é uma arte marcial oriental que tem suas raízes ligadas aos preceitos religiosos essenciais para a formação de um cidadão de bem. Tais características contribuíram para a idealização de um projeto que apresentasse e ensinasse o Jiu-Jitsu às crianças da comunidade do bairro do Dinamérica e filhos dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo deste artigo é relatar as experiências dos discentes envolvidos neste projeto de extensão para prática da arte marcial com crianças. As aulas de Jiu-Jitsu ministradas às crianças foram realizadas na sala de artes marciais do campus. Contou com a participação de seis discentes do ensino médio, um de curso superior e o professor de educação física. Antes do início das aulas foram realizadas reuniões que tiveram como pauta o método lúdico de ensino às crianças, os conteúdos a serem abordados, assim como o planejamento das aulas. As experiências adquiridas na produção e realização do projeto foram de suma importância, pois proporcionaram aos discentes o contato com a dinâmica presente em aulas de artes marciais, e não como expectadores, mas como participantes ativos de todo o processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.