A prática da arte marcial com crianças: um relato de experiência com ensino de jiu-jitsu no Campus Campina Grande

Autores

  • Camila Aquino Leite
  • Amanda Rocha Santos
  • Ana Karolina Silva Santos
  • Victor Hugo Alexandre Nascimento
  • Washington Nascimento Silva
  • Adenilson Targino Araújo Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p78-85

Palavras-chave:

Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu.

Resumo

O jiu-jitsu é uma arte marcial oriental que tem suas raízes ligadas aos preceitos religiosos essenciais para a formação de um cidadão de bem. Tais características contribuíram para a idealização de um projeto que apresentasse e ensinasse o Jiu-Jitsu às crianças da comunidade do bairro do Dinamérica e filhos dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo deste artigo é relatar as experiências dos discentes envolvidos neste projeto de extensão para prática da arte marcial com crianças. As aulas de Jiu-Jitsu ministradas às crianças foram realizadas na sala de artes marciais do campus. Contou com a participação de seis discentes do ensino médio, um de curso superior e o professor de educação física. Antes do início das aulas foram realizadas reuniões que tiveram como pauta o método lúdico de ensino às crianças, os conteúdos a serem abordados, assim como o planejamento das aulas. As experiências adquiridas na produção e realização do projeto foram de suma importância, pois proporcionaram aos discentes o contato com a dinâmica presente em aulas de artes marciais, e não como expectadores, mas como participantes ativos de todo o processo.

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Publicado

2018-07-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA