Atividade física em gestantes do Alto Sertão Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p12-21Palavras-chave:
Envelhecimento. Saúde. Doenças psicossociais. Atividade físicaResumo
A prática regular de atividade durante a gestação melhora ou mantém o corpo saudável, controla o peso corporal, reduz o risco do desenvolvimento do diabetes gestacional em mulheres obesas e aumenta o bem-estar psicológico. O objetivo desse estudo foi aferir as atividades físicas habituais de gestantes de uma região de baixa condição econômica, vinculadas ao núcleo de apoio à saúde da família na cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por 13 mulheres no período gestacional entre 2 e 9 meses, moradoras do bairro Mutirão, município de Sousa-PB. Foi aplicado questionário Preqnancy Physical Activity Questionnaire – PPAQ para avaliação da atividade física diária das gestantes. A maioria das gestantes demonstrou realizar atividades domésticas que exigem bastante esforço físico. Com relação às atividades que envolvem transporte, as gestantes desvelam necessidade de ampliar o tempo de execução nesse tipo de atividade. Ademais, uma maioria significativa não afirmou gozar de qualquer atividade de lazer e diversão no período gestacional. Concluiu-se que a qualidade de vida das mulheres no período gestacional pode está comprometida em virtude da redução de atividade física orientada, bem como quase inexistência de atividades de lazer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.