Intervenção pedagógica no ensino de matemática numa perspectiva de construção de habilidades e competências
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p22-27Palavras-chave:
Matemática. Jogos didáticos. Ensino.Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência das atividades de extensão desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Gadelha de Oliveira, no Município de São Francisco – PB, no período de maio á dezembro de 2016, onde buscamos superar as dificuldades que os alunos têm em conteúdos de matemática do ensino Fundamental II. Para isso, trabalhamos alguns conteúdos utilizando metodologias diversas, começando com a apresentação conceitual seguidas de aplicações no cotidiano e resolução de problemas bem contextualizados, pois dessa forma, acreditamos desenvolver a capacidade de interpretação que é essencial para a resolução de problema em Matemática. Por último, desenvolvemos algumas oficinas, focando a construção de jogos em que, trabalhando em grupos, construímos vários tipos de jogos que abordavam conceitos e propriedades dos conteúdos estudados e a seguir fizemos várias atividades práticas, utilizando o material construído. Os conteúdos trabalhados foram: Teoria e problemas envolvendo divisibilidade, Mínimo Múltiplo Comum (MMC), Máximo Divisor Comum (MDC), números inteiros e racionais. Os participantes foram discentes do 9º ano do Ensino Fundamental e de acordo com os dois testes diagnósticos realizados, respectivamente no inicio e no fim do desenvolvimento projeto, concluímos como mostra os resultados esperados, que os objetivos foram atingidos.
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