MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS DA EAFS AO IFPB CAMPUS SOUSA EM VERSOS POÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id9029Keywords:
Poemas. Literatura. Cordel. Memórias. EAFS. IFPB.Abstract
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão intitulado “Histórias da EAFS ao IFPB em versos poéticos: resgatando memórias e vivências”, cuja finalidade foi desenvolver um trabalho com a Literatura de Cordel, recuperando memórias, vivências e histórias da EAFS — antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa (IFPB). Incentivamos a produção desse gênero que é patrimônio histórico e social do Nordeste e valorizamos as raízes históricas dessa importante instituição educacional. Reconhecemos a necessidade de reflexão sobre a diversidade cultural e estética regional e para tanto, a Literatura de Cordel é instrumento para fortalecer o desenvolvimento da escrita dos estudantes, e também espaço para circulação de conhecimento. A iniciativa contou com a parceria da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cel. Jacob Guilherme Frantz, além do envolvimento com aluno(a)s egressos, escritores e servidores do IFPB Campus Sousa. A metodologia pautou-se em uma abordagem colaborativa, formativa e cultural. Os resultados obtidos centram-se no fomento à leitura e à escrita literária e no incentivo ao resgate da memória que preserva histórias e raízes dessa instituição de ensino.
References
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado das Letras,1999.
ABREU, Márcia. “ENTÃO SE FORMA A HISTÓRIA BONITA” – RELAÇÕES ENTRE FOLHETOS DE CORDEL E LITERATURA ERUDITA. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, jul./dez. 2004
PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula – São Paulo: Duas Cidades, Coleção literatura e ensino; v.2, 2001.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SANTOS, Manuela Fonseca. A Literatura de Cordel. Revista de estudos Iberoamericanos, 2005.
AYALA, Maria Ignez Novais; Marcos Ayala (Org.) Metodologia para a pesquisa das culturas populares: uma experiência vivenciada. Crato: Edson Soares. Martins Ed., 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Leuziedna Dantas Alves, João Gabriel da Silva Woisczak

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.