Projeto educativo através da pratica desportiva: promovendo a formação moral e a qualidade de vida através do judô
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p09-15Keywords:
judô, integração, prática desportivaAbstract
Compreendemos o papel fundamental da escola no desenvolvimento social e cultural de uma sociedade. A coexistência de diversas culturas deve ser dialogada dentro do ambiente escolar e a prática do Judô é uma possibilidade de cultura diversificada que proporciona uma gigante harmonia entre corpo e mente, sendo desta forma, uma atividade ideal para a educação física no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar indiretamente o desenvolvimento social junto à comunidade, através da prática desportiva do Judô àqueles com menos condições de acesso ao esporte. O trabalho foi realizado no IFPB - Campus Campina Grande atendendo a comunidade circunvizinha do Bairro Dinamérica, totalizando 35 integrantes. Os resultados se mostraram positivos, visto que, todos os envolvidos no processo conseguiram atingir os objetivos propostos inicialmente. Desta forma, evidenciou-se que a prática desportiva possibilitou a integração da escola com a comunidade e proporcionou o desenvolvimento de habilidades, disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, espírito esportivo, além de novas experiências relacionadas à cultura corporal do movimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.