Formação em educação continuada: uma proposta de melhoria na implantação do PROEJA FIC no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p41-50Palavras-chave:
Formação em educação continuada. Formação de professores. PROEJA FIC.Resumo
O artigo apresenta uma experiência vivenciada com um conjunto de professores, parceiros entre o IFPB – Campus Cabedelo e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo, através do programa PROEJA FIC nos anos de 2009, 2010 e 2011. Considerando o panorama da precariedade do processo de formação de professores, é possível vislumbrar a necessidade de uma formação em serviço. Nesse sentido, entendemos a formação continuada como uma saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará, ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades. Consequentemente, tal ação possibilitará a este professor tornar-se o sujeito-autor do seu processo de formação continuada, a tornar-se um profissional da educação, possibilitando que os resultados oriundos dessa formação dêem continuidade na implementação das ações e projetos interdisciplinares na sala de aula dos alunos do PROEJA FIC.
Palavras chaves: Formação em educação continuada. Formação de professores.
PROEJA FIC.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.