Educação em saúde no Sítio Caboclo-PB: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p33-40Keywords:
Educação, Saúde, Qualidade de vidaAbstract
Este trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde a um Grupo de Crianças, Adolescentes e Jovens da Comunidade do Sítio Caboclo, no Município de Guarabira-PB”, de maio a dezembro de 2015. Embora o título do projeto faça referência a uma determinada faixa etária, ele foi estendido a qualquer morador do local, formando um grupo de 15 pessoas. A importância no desenvolvimento deste trabalho esteve em utilizar a educação em saúde como ferramenta de capacitação dos moradores do Sítio Caboclo, com o intuito de torná-los aptos para fazerem escolhas saudáveis de vida, de forma consciente. Tivemos como objetivo principal implementar, através da educação em saúde, ações de promoção de hábitos saudáveis de vida, através de palestras educativas. Como resultado desta ação, pudemos observar, através dos próprios depoimentos dos participantes, que o projeto gerou transformação em suas vidas. Concluímos com a percepção que, embora mudar hábito de vida e contexto social do indivíduo sejam atitudes difíceis, educar em saúde é uma oportunidade de tornar esta ação possível, através do estímulo e respeito à autonomia individual e da troca de experiências coletivas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.