Liga de anatomia e fisiologia humana: uma nova abordagem didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

Authors

  • Asdrúbal Nóbrega Montenegro Neto
  • Alyne da Silva Portela
  • Ramon Cunha Montenegro
  • Luciano Alves Cavalcanti
  • Nícolas Nathan Neves Alexandre
  • Severino França de Andrade Neto
  • Amanda Gomes Pedroza

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p%25p

Keywords:

Ligas Acadêmicas. Recursos Didáticos. Qualidade de Ensino.

Abstract

As escolas públicas de ensino médio e fundamental do município de Sousa/PB não detêm recursos estruturais e didático-pedagógicos específicos, necessários para apresentarem os conteúdos curriculares de anatomia e fisiologia humana. Este projeto objetivou ofertar oportunidades práticas de ensino-aprendizagem, com recursos didático-pedagógicos alternativos, em apoio a estas escolas, no período de agosto a dezembro de 2015. O estudo foi desenvolvido em 5 escolas públicas de Sousa e contou com a participação de 480 alunos e seus respectivos professores, durante 3 meses, após um mês de preparação da equipe. As atividades realizadas foram confecção de materiais didáticos, oficina de teatro, vídeo aulas e visualização e manuseio de modelos anatômicos e fisiológicos. No fim da visitas os extensionistas discutiram com alunos e professores visando detectar a visão do dos participantes diante desta intervenção. Na opinião dos participantes, este projeto ajudou a suprir as demandas desta comunidade pela melhora da qualidade do ensino, assim como, um aumento das taxas de rendimento escolar destes alunos durante a sua realização.

Published

2016-07-27