A contribuição da gestão por processos para o avanço nas políticas públicas de educação superior: estudo de caso na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8295

Keywords:

Políticas públicas de extensão e cultura, Gestão por processos, Mapeamento de processos

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar o resultado de pesquisa de mestrado, estudo que discutiu como a utilização da metodologia de Gestão por Processos sobre o mapeamento dos processos que tramitam na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pode contribuir para o avanço nas políticas públicas para a educação superior no Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários, além de pesquisa em documentos oficiais e bibliografias na área, procedimentos que possibilitaram o mapeamento de 18 processos principais, os quais gerenciam as ações de extensão e cultura da PROEXC. Após análise do material coletado, foi possível observar os avanços que a metodologia de Gestão por Processos pode proporcionar na implantação e melhoria das políticas públicas de Extensão e Cultura da Instituição. A pesquisa foi desenvolvida com base nos autores que estudam a temática em questão, entre os quais destacamos Bueno (2020), Capote (2012), Carvalho e Sousa (2017), Marques e Oda (2012), Villela (2000) e Sousa (2017).

Author Biographies

PT PT, PT

Mestrando em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB(2022). Assistente em administração do Instituto Federal da Paraíba ? IFPB há 14 anos. Tem Especialização em Gestão Pública pelo IFPB (2013) e em Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pela UFPB(2011). Possui aperfeiçoamento em Programa de Formação de Gestores por Competências pelo IFPB(2013). Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2006).

PT PT, PT

Licenciado em pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1996). Mestrado em Ergonomia (2000) e Doutorado (2006) em Mídia e Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A tese conquistou dois prêmios; um pelo MEC/CNPQ/CAPES/SEED/PAPED, e o de EXCELÊNCIA em EaD da ABED/2007 obtendo, entre 93 trabalhos inscritos, o 1º lugar na categoria Pesquisa. Docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAES e docente associado do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa - PB/Brasil. Atua como docente nos cursos de Pedagogia presencial e em EaD. Áreas de interesse: processos de ensino-aprendizagens realizados por meio de tecnologias digitais, Teoria da Atividade, Hipermídia no ensino e Gestão da informação.

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Published

2024-12-18

Issue

Section

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura