A contribuição da gestão por processos para o avanço nas políticas públicas de educação superior: estudo de caso na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8295Keywords:
Políticas públicas de extensão e cultura, Gestão por processos, Mapeamento de processosAbstract
Este artigo tem como finalidade apresentar o resultado de pesquisa de mestrado, estudo que discutiu como a utilização da metodologia de Gestão por Processos sobre o mapeamento dos processos que tramitam na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pode contribuir para o avanço nas políticas públicas para a educação superior no Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários, além de pesquisa em documentos oficiais e bibliografias na área, procedimentos que possibilitaram o mapeamento de 18 processos principais, os quais gerenciam as ações de extensão e cultura da PROEXC. Após análise do material coletado, foi possível observar os avanços que a metodologia de Gestão por Processos pode proporcionar na implantação e melhoria das políticas públicas de Extensão e Cultura da Instituição. A pesquisa foi desenvolvida com base nos autores que estudam a temática em questão, entre os quais destacamos Bueno (2020), Capote (2012), Carvalho e Sousa (2017), Marques e Oda (2012), Villela (2000) e Sousa (2017).
References
BUENO, Renato Varella; MACULAN, Benildes Coura M. S. AGANETTE, Elisângela Cristina. Mapeamento de processos e gestão por processos: revisão sistemática de literatura. Multíplos Olhares em Ciência da Informação Vol. 9, Nº. 2 Ano 2019.
CAPOTE, Gart. BPM para todos. Rio de Janeiro: ed. Bookess, 2012. Disponível em: https://dpo.unb.br/images/phocadownload/dpr/biblioteca/bpm_para_todos-_julho_2013.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.
CARVALHO, Kelli Adriane de; SOUSA, Jonilto Costa. Gestão por Processos: Novo Modelo de Gestão para as Instituições Públicas de Ensino Superior. Revista Administração em Diálogo, vol. 19, núm. 2, pp. 1-18, 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo., Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317361612_Gestao_por_Processos_Novo_Modelo_de_Gestao_para_as_Instituicoes_Publicas_de_Ensino_Superior. Acesso em: 28 jul. 2022.
COSTA, Márcio de Souza; Dias, Adryelle Sampaio; Couto, Kellyane dos Santos. Manual de Gestão por processos do Instituto Federal de Sergipe. 2018. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/images/prodin/2018/E-book_Manual_de_gest%C3%A3o_por_processos_final_final_e_definitiva_02_10.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, v. 6, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
JUNIOR, Orlando Pavani; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e gestão por processos – BPM. São Paulo: M. Books, 2011. Disponível em: https://gaussconsulting.com.br/wp-content/uploads/2013/05/corpo_livro_2010_A6_finalizado.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.
MARQUES, Cícero; ODA, Érico. Organização, sistemas e métodos. 1. ed. rev. e atual. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Editora Penso. 2013.
SOUZA, Alexandre Santos Arantes et al. Cultura e Universidade: A organização do campo cultural nas instituições públicas de ensino superior da Paraíba. Revista Mundi Sociais e Humanidades. Curitiba, PR, v.6, n.2 - 127, ago/dez, 2021.
VASCONCELOS, Veronica Paula de. Implementação do mapeamento de processos em uma unidade acadêmica de uma Universidade Federal 18/12/2019 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Universidade Federal de Alfenas, Brasília Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial Campus Varginha.
VILLELA, Cristiane da Silva Santos. Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 2000.
WUNDERLICH, Sérgio et al. Manual interativo de gestão por processos organizacionais. Brasília: Coordenação Técnica do Escritório de Processos/CTEP, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Manual_processos.pdf . Acesso em: 12 set. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.