Construindo conhecimentos em eletrônica e prototipagem no Ensino Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8225

Keywords:

Eletrônica, Ensino Médio, Oficinas, Experimentação

Abstract

Este artigo traz o relato de experiências vivenciadas por alunos do ensino médio quando o conteúdo de circuitos elétricos e eletrônica é feito por meio de oficinas práticas, unindo teoria e experimentação. O trabalho é fruto de uma parceria extensionista entre o IFPB Campus Cajazeiras e as escolas estaduais do município, tendo como foco as turmas do 3º ano, onde foi estudado conceitos de circuitos elétricos e prototipagem eletrônica. A metodologia usada foi aulas teóricas nas escolas parceiras e aulas práticas no Laboratório de Eletrônica, foram atendidas três turmas do ensino médio, num total de 60 alunos. Os grupos de alunos ao término das oficinas confeccionaram um circuito impresso para medição do nível de uma caixa d’água. Para aferir a satisfação dos discentes foram feitas perguntas aos grupos de alunos e as repostas anotadas. Os resultados da pesquisa de satisfação, traz que os alunos se sentiram motivados a estudar o assunto e que houve uma aproximação com o mundo da tecnologia e das ciências exatas.

Author Biographies

pt PT, PT

Professor EBTT do IFPB Campus Cajazeiras, Mestre e Graduado em Engenharia Elétrica.

PT PT, PT

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação, Extensionista do IFPB Campus Cajazeiras.

PT PT, PT

Graduando em Engenharia de Controle e Automação, Extensionista do IFPB Campus Cajazeiras.

PT PT, PT

Técnico de Laboratório, IFPB Campus Cajazeiras

PT PT, PT

Técnico de Laboratório, IFPB Campus Cajazeiras

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Published

2024-12-18

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA