Construindo conhecimentos em eletrônica e prototipagem no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8225Keywords:
Eletrônica, Ensino Médio, Oficinas, ExperimentaçãoAbstract
Este artigo traz o relato de experiências vivenciadas por alunos do ensino médio quando o conteúdo de circuitos elétricos e eletrônica é feito por meio de oficinas práticas, unindo teoria e experimentação. O trabalho é fruto de uma parceria extensionista entre o IFPB Campus Cajazeiras e as escolas estaduais do município, tendo como foco as turmas do 3º ano, onde foi estudado conceitos de circuitos elétricos e prototipagem eletrônica. A metodologia usada foi aulas teóricas nas escolas parceiras e aulas práticas no Laboratório de Eletrônica, foram atendidas três turmas do ensino médio, num total de 60 alunos. Os grupos de alunos ao término das oficinas confeccionaram um circuito impresso para medição do nível de uma caixa d’água. Para aferir a satisfação dos discentes foram feitas perguntas aos grupos de alunos e as repostas anotadas. Os resultados da pesquisa de satisfação, traz que os alunos se sentiram motivados a estudar o assunto e que houve uma aproximação com o mundo da tecnologia e das ciências exatas.References
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