Relato de experiência sobre evento extensionista: II Desafio Intermodal de Cajazeiras (DICZ)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8172

Keywords:

Transporte. Metodologia Ativa. Extensão Universitária. Mobilidade Urbana. Engajamento Social.

Abstract

Esta proposta trata-se de um relato de experiência de um evento realizado por estudantes de engenharia do IFPB, com tutoria de uma professora e participação da Superintendência Cajazeirense de Trânsito e comunidade local (representantes da Associação de Professores de Licenciatura Plena da Paraíba). O evento é o II Desafio Intermodal de Cajazeiras (DICZ), de cunho municipal, que teve por objetivo avaliar o desempenho de diferentes modos de transporte relacionados à eficácia nas categorias: tempo gasto, custo, consumo de energia e emissão de carbono. Realizado em um dia típico, em horário de pico, divulgado pela entidade de trânsito municipal e acompanhado pela comunidade local, especificamente, no segundo semestre de 2022. Ao final foram produzidos relatórios sobre o desempenho dos meios de transporte participantes e promovidos na comunidade científica, além de publicizados nas redes sociais. Os resultados deste evento foram a experiência dos estudantes por meio de aprendizagem significativa nesta metodologia ativa, a promoção do IFPB enquanto promotora de extensão e divulgação científica, para a entidade de trânsito, informações atualizadas sobre a realidade local da cidade e para a comunidade, participação e conhecimento sobre modos de transporte.

Author Biography

PT PT, PT

Docente efetiva e Coordenadora do Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes (LAMUT)

References

DEWEY, John. Democracy in education. The elementary school teacher, v. 38, Ed. Simon e Schuster. New York, 1997.

DETRAN-PB - Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba. Frota. 2024. Disponível em: https://detran.pb.gov.br/institucional-1/estatisticas/veiculos/frota. Acesso em: 10 dez. 2024.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama: Cajazeiras-PB. 2024. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cajazeiras/panorama. Acesso em: 10 dez. 2024.

JERONYMO, Caroline Muñoz Cevada; OLIVEIRA, Emanuel Jeronymo Lima; JOSUÉ, Kely Eudênia Laurindo; SILVA, Amanda Jéssica Rodrigues da; SILVA, George da Cruz. Desafios intermodais no Brasil entre 2006 a 2022: experiências e aprendizados. In: JERONYMO, Caroline Muñoz Cevada (org.). Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transporte: avanços, retrocessos e novas perspectivas - volume 2. SP: Editora Científica Digital, 2022a. p. 1-13. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220910249.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

JERONYMO, Caroline Muñoz Cevada; PEREIRA, Eva Maria Campos; COELHO, Ana Clara Leite; OLIVEIRA, Emanuel Jeronymo Lima; SILVA, George da Cruz. O desafio intermodal como estratégia metodológica ativa para o ensino de disciplinas de transportes em Curso de Engenharia Civil do IFPB. In: JERONYMO, Caroline Muñoz Cevada (org.). Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transporte: avanços, retrocessos e novas perspectivas - volume 1. SP: Editora Científica Digital, 2022b. p. 104-116. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220509036.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

MACEDO, Jefferson T.; MONTEIRO, José R. Viana; SILVA, Maísa B. M. F. da; SILVA, Regiane A. de S. e; MELO, Ricardo A. de. Avaliação de atividade intermodal em João Pessoa. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33., 2019, Balneário Camboriú. Anais [...] . Balneário Camboriú: ANPET, 2019. p. 166-177. Disponível em: https://www.anpet.org.br/anais/documentos/2019/Aspectos%20Econ%C3%B4micos%20Sociais%20Pol%C3%ADticos%20e%20Ambientais%20do%20Transporte/Estrat%C3%A9gias%20de%20Planejamento%20I/2_33_AC.pdf, Acesso em: 20 abr. 2023.

Published

2024-12-18

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA