POPULARIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO NORDESTE BRASILEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p60-68Keywords:
Inteligência Artificial, popularização, democratização, qualificaçãoAbstract
Este artigo explora a popularização e democratização da Inteligência Artificial (IA) através de um curso de IA na região Nordeste do Brasil. O objetivo é avaliar o ensino atual de IA na região e propor estratégias para tornar o conhecimento de IA mais acessível. A pesquisa analisa a infraestrutura educacional existente e identifica desafios e oportunidades específicas da região Nordeste. O estudo visa preencher a lacuna entre a demanda por habilidades de IA e as oportunidades de aprendizado. O documento investiga os benefícios potenciais do curso de IA, como a melhoria das perspectivas de carreira, o estímulo à inovação e a capacitação de indivíduos e empresas no uso eficaz da IA. Também destaca a importância de abordar considerações sociais e éticas no ensino de IA para garantir uma abordagem responsável e inclusiva. Ao promover a popularização e democratização da IA no Nordeste brasileiro, a experiência contribui para o avanço tecnológico, o crescimento econômico e o progresso social da região na era da IA.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.