Qualificação profissional com o uso de técnicas construtivas da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p32-39Keywords:
Construção civil, Técnicas construtivas, QualificaçãoAbstract
O mercado da construção civil vem sendo desafiado a desenvolver práticas que acompanhem o crescimento dos setores econômicos. É necessário que haja o investimento em programas de capacitação profissional para atender a necessidade de mão de obra qualificada no setor. Desta forma, o projeto de extensão EdIFicar do IFPB – Campi Campina Grande, tem como objetivo capacitar pessoas na tentativa de inseri-las no mercado de trabalho da construção civil. Esse projeto adotou como metodologia a disseminação do conhecimento técnico da área para as pessoas que não teriam acesso ao meio acadêmico. A primeira instituição atendida foi “O Resgate”, cujo trabalho é voltado para ressocialização de homens, com dependência química. Então, foram fornecidos cursos de capacitação, nos quais os alunos participaram de uma fase teórica (aulas expositivas) e aplicação de exercícios práticos, como por exemplo, a construção de plantas baixas. Por fim, unindo os conhecimentos teóricos, foi viabilizado o desenvolvimento de um projeto referente à construção de uma academia, colocando em prática as técnicas construtivas aprendidas o que contribuiu para a capacitação deles no mercado de trabalho.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.