Inclusão digital de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p33-40Abstract
Este trabalho descreve um relato de experiência no contexto de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Patos. O projeto denominado Visão Falada se refere à inclusão digital de pessoas com deficiência visual, usuários do Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna, localizado na cidade de Patos. O trabalho está em execução desde 2013 e objetiva a independência virtual do grupo atendido. A partir da tecnologia assistiva Dosvox, o aluno é capacitado a usar o computador sem ajuda. Nesses três anos, 20 pessoas com idades entre 12 e 70 anos foram treinadas, algumas se destacando pelo alto grau de interesse e motivação diante das atividades propostas, o que as conduziu a avanços significativos, haja vista que o papel ativo do aluno, estimulado por meio de uma postura acolhedora dos extensionistas facilitadores, constituiu um aspecto essencial para o sucesso no processo de aprendizagem. Como resultado, grifamos uma maior autonomia desses sujeitos no que diz respeito ao uso do computador e, assim, inúmeras possibilidades e facilidades no cotidiano, com reflexos positivos a nível psicológico e social.C
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.