Quebra-cabeças com palitos de fósforo: um jeito lùdico de ensinar geometria plana no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p69-79Keywords:
geometria, palito, raciocínio lógicoAbstract
O estudo da Geometria no Ensino Fundamental tem sido pouco valorizado por parte dos alunos, que são atraídos pela tecnologia da informação e se dispersam durante as aulas. O uso de quebra-cabeças com palitos busca recuperar a atenção dos mesmos, trazendo o lado lúdico das brincadeiras para a sala de aula e, ao mesmo tempo, aguçando o raciocínio lógico matemático durante as atividades. Pela facilidade de construir formas e manipulá-las, os quebra-cabeças são muito úteis no ensino da geometria plana. Foi pensando nessas características dos quebra-cabeças que o projeto QUEBRA-CABEÇAS COM PALITOS DE FÓSFORO: UM JEITO LÚDICO DE ENSINAR GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL foi desenvolvido com e para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ensino Fundamental Jovelina Gomes da cidade de Uiraúna – PB. As atividades foram desenvolvidas em forma de oficinas, e foram aproveitados os conceitos e propriedades geométricas para servirem de regras do “jogo” na resolução dos quebra-cabeças. Durante as oficinas, as atividades eram desenvolvidas pelos alunos em grupos de quatro alunos, promovendo assim, o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e de interagir com os colegas.Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.