SISTEMA HIDROPÔNICO DE PEQUENO PORTE UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PARA DISSEMINAR O CULTIVO SUSTENTÁVEL DE HORTALIÇAS EM ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p61-70Keywords:
Hidroponia, Automação, Sustentabilidade, Agricultura.Abstract
Hidroponia é uma palavra derivada do grego que significa trabalho com água. Trata-se da denominação a um tipo de cultivo que não se utiliza o solo, sendo substituído por uma solução nutritiva de apoio. O cultivo hidropônico se sobressai dentre outros, devido principalmente ao seu consumo reduzido de água e o fácil controle de pragas, apresentando elevada produção por área. O projeto traz como proposta principal apresentar a tecnologia a pequenos agricultores familiares de assentamentos por meio da doação de uma bancada de cultivo hidropônico NFT equipada com um sistema de monitoramento e controle automatizado para a mesma, desenvolvido com sensores e atuadores utilizando-se da plataforma Arduino a criação de um sistema de controle semi automático para o mesmo. Além de promover a disseminação de meios de cultivo sustentáveis, este projeto também busca facilitar a vida do agricultor através da utilização de tecnologias de baixo custo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.