A importância da reciclagem dos materiais metálicos e da capacitação do pessoal envolvido: o despertar do empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p57-66Keywords:
Meio Ambiente, trabalho, reciclagem, alumínioAbstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido em um projeto de extensão para a capacitação de catadores de materiais recicláveis da região de Cajazeiras-PB, empregando-se o alumínio como matéria-prima para estudo. O alumínio é um metal não-ferroso 100% reciclável. Por esse motivo, pode ser reutilizado inúmeras vezes, sem ter perdas consideráveis de propriedades. Sendo assim, o seu reaproveitamento incidirá em benefícios ambientais diretos e redução de custos na obtenção de materiais, gerando uma cadeia produtiva desde os consumidores, coletores até os produtores finais. Diante disso, o presente trabalho tem por finalidade promover capacitações voltadas à reciclagem do alumínio, para catadores de materiais recicláveis, o que poderá abrir um leque de possibilidades para estes, pois sabe-se que os catadores apenas repassam o material coletado, já que não possuem capacitação para agregar mais valor ao mesmo. Logo, com a execução deste projeto, espera-se um benefício direto tanto a comunidade quanto para as associações de catadores, benefício este que poderá proporcionar um aumento na rentabilidade dos envolvidos, diante das possibilidades que existirão após a realização das capacitações planejadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.