“FALA NA LATA” – PERFORMANCE, EDUCOMUNICAÇÃO E PROTAGONISMO NO PODCAST
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p14-23Keywords:
Educomunicação. Radiofonia. Podcast. ProtagonismoAbstract
O projeto extensionista “Fala Na Lata - Performance e Protagonismo a partir do Podcast” teve a intenção de favorecer processos pedagógicos, por meio da radiofonia. Oriunda da união de dois projetos "Jovem Radialista" e “Diálogos da Juventude”, constitui uma ação direta dos Núcleos de Extensão “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação” e “Ações em Foco”. As ações desenvolveram a performance investigativa, crítica do aluno, consolidando a participação social consciente, na perspectiva da educomunicação (SOARES, 1996). Com a pandemia do coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, a ação foi desenvolvida para lançamento em plataformas de streaming, atendeu, como público-alvo, alunos do IFPB em isolamento social assim como o público externo, que integra grupos comunitários, residentes em bairros de Campina Grande, na Paraíba, vulneráveis socioeconomicamente. Metodologicamente, o projeto foi executado de forma remota, respeitando o isolamento social, e aconteceu em três etapas: ministração de conteúdos ligados à oratória, performance corporal, linguagem oral e escrita, através de parcerias com agentes sociais com experiência comprovada em produção de conteúdo para streaming, ações práticas na radiofonia, com gravação dos programas de forma remota e preparo e envio do conteúdo para o escritório modelo de distribuição de streaming do IFPB para lançamento no Spotify e outras plataformas. Teoricamente, o mérito desse projeto está subsidiado em Lévy (1995), Soares (1996), Saviany (2006) e Consani (2007).
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