Projetos de extensão na UFRN: o conhecimento produzido pela sociedade importa? uma análise sobre a experiência do SACI
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p40-54Keywords:
Extensão Universitária. Pesquisa-ação. Troca de Saberes.Abstract
Este estudo objetiva compreender como os processos do componente curricular Saúde & Cidadania (SACI), do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendem às premissas da Extensão Universitária, no sentido de realizar um intercâmbio de saberes com a sociedade, visando a transformação social através do uso de técnicas instrucionais colaborativas. Através disso, busca entender como funcionam as ações de extensão da disciplina SACI, com a troca de saberes que é proporcionada. O estudo utiliza-se como ferramenta de analise uma combinação de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) na análise e coleta de dados. Em um segundo momento, aplica estratégias qualitativas para melhor entendimento do perfil dos participantes do componente curricular, usando de entrevistas presencias e remotas com esses grupos integrantes da disciplina. Considerando o levantamento feito por essa pesquisa, esse componente curricular consegue ser uma forma de “laboratório” para inovações metodológicas e pedagógicas nas ações de extensão da UFRN, com resultados importantes para as mudanças na realidade social das comunidades em que atua.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.