Disseminação de tecnologias sociais para tratamento de esgoto doméstico na zona rural de Princesa Isabel - PB e Região
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p99-114Keywords:
Tanque de evapotranspiração. Círculo de bananeiras. Comunidades Rurais. Tratamento de esgoto doméstico.Abstract
O saneamento ambiental na zona rural é primordial para que seja realizada a manutenção da saúde da população e da qualidade dos recursos naturais, este trabalho visou disseminar tecnologias sociais para o tratamento do esgoto doméstico gerado na área rural no município de Princesa Isabel – PB e região. Para isso, foi realizado um diagnóstico da atual situação da coleta e tratamento de esgotos na zona rural, realizaram-se dias de atividades no campo, oficinas voltadas para o tratamento de águas cinzas e águas negras. Foram implantadas Unidades demonstrativas (UDs) das tecnologias sociais, Círculo de bananeiras e Tanque de Evapotranspiração (TEvap). Os sistemas TEvaps implantados foram considerados modelos experimentais, pois apresenta um formato circular, formato esse não descrito na literatura. Ao todo participaram do trabalho 18 comunidades e um total de 150 pessoas. Levanto em conta que ainda existe um déficit nas políticas públicas voltadas para essa temática é preciso que haja uma continuidade de projetos sobre saneamento rural na região com a interação de todos os segmentos da sociedade, para quem sabe por meio de uma apropriação coletiva das políticas públicas surjam de baixo para cima, tendo estas uma melhor chance de efetivação e real transformação social.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.