Núcleo de Projetos e Sustentabilidade Socioambiental (NUPS): experiência do Escritório Modelo no IFPB - Campus Catolé do Rocha
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p115-123Keywords:
Projeto arquitetônico. Escritório Modelo (EM). O Núcleo de Projetos e Sustentabilidade Socioambiental (NUPS).Abstract
O NUPS, Escritório Modelo vinculado ao Curso Técnico Integrado de Edificações do IFPB-CR configura uma prática extensionista que visa ofertar assistência técnica gratuita na construção civil, para populações vulneráveis no município de Catolé do Rocha-PB. Duas tipologias foram consideradas como foco da atuação: moradias e equipamentos urbanos. A primeira ação foi viabilizada através de parceria com o Centro Social Urbano Angelina Mariz Maia (CSU), o qual sedia diversas ações de interesse comunitário. O projeto arquitetônico foi desenvolvido mediante atividades integradas com disciplinas técnicas e propedêuticas. Como resultado, obteve-se: 1) estudo do entorno; 2) As Built e diagnóstico da edificação; 3) proposta de reforma considerando a manutenção predial, conforto termoacústico, segurança patrimonial e acessibilidade. A experiência suscitou reflexões sobre a formação integrada no contexto do curso de edificações, além de dar suporte à busca, pela comunidade, de acesso a serviços e direitos sociais – uma condição para a construção de cidades sustentáveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.