Implantação de sistema da fossa séptica e filtro anaeróbio de baixo custo em residência no assentamento Frei Beda (Cajazeiras-PB)
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p86-98Keywords:
Qualidade ambiental. Engenharia ambiental. Comunidades locais.Abstract
Medidas de saneamento básico têm impacto direto sobre o meio ambiente, sociedade e saúde pública. Nesse sentido, o Brasil ainda figura entre os países que precisam tornar efetivas políticas e ações de saneamento, sobretudo na região Nordeste. Este trabalho teve por objetivo implantar um sistema de saneamento de baixo custo, composto por fossa séptica e filtro anaeróbio em uma residência do Assentamento Frei Beda, Cajazeiras - PB. Para implantação do sistema foram seguidas normas técnicas da NBR 7229 e NBR13969. O assentamento está localizado na zona rural de Cajazeiras-PB, mostra-se como uma área imprescindível para a implantação de um sistema de saneamento de baixo custo, uma vez que a comunidade encontra-se afastada da cidade sede e não apresenta coleta de esgoto. Ao logo do desenvolvimento do trabalho ocorreram adaptações da proposta, contudo, o objetivo foi alcançado, tendo em vista que o sistema foi implantado e encontra-se em funcionamento. Ações como essas devem ser incentivadas, pois atuam de forma direta na resolução de problemas relacionados ao saneamento, prevenindo problemas de saúde pública e danos ambientais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.