Memórias de onde moro: valorização do Patrimônio Histórico de Princesa Isabel-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p37-45Keywords:
Arquitetura. Memória. Identidade culturalAbstract
O artigo tem como objetivo descrever as ações do Programa de Extensão “Mémórias de onde Moro”, onde foram desenvolvidas ações de valorização do patrimônio cultural do município de Princesa Isabel a partir de três ações: projeto de resgate da memória dos edifícios históricos, curso de extensão destinado à produção de fachadas em miniatura dos prédios históricos e, por fim, realização de uma exposição das fachadas com a descrição histórica de cada uma delas. Em 2005, o centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) como Patrimônio Histórico. Apesar da importância dessa conquista, o município ainda não desenvolve ações sistemáticas de preservação ou educação patrimonial, portanto, espera-se que ações como essas despertem o interesse da população em geral e dos alunos do IFPB pelo patrimônio histórico do município. Atualmente todo o material produzido encontra-se à disposição da comunidade uma vez que a exposição possui caráter permanente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.