Construindo estratégias para o funcionamento a longo prazo do conselho consultivo da Rebio Guaribas
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p71-80Keywords:
Unidades de Conservação. Conselho Consultivo.Cadeia Causal.Abstract
O presente trabalho buscou propor estratégias de ação para o funcionamento a longo prazo do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Guaribas (REBIO Guaribas), utilizando o método da análise da cadeia causal para identificar as causas técnicas, gerenciais, políticas e culturais do seu não funcionamento. Realizou-se análises bibliográficas e documentais da REBIO Guaribas, seus decretos, planos de manejo e as atas das reuniões do Conselho Consultivo. Foi elaborada uma linha do tempo da gestão e um questionário que foi enviado aos endereços eletrônicos dos membros. Apenas um membro respondeu ao questionário o que impossibilitou a elaboração da cadeia causal. Detectou-se problemas nas atas de reuniões devido à desatualização dos contatos dos membros o que dificultou a comunicação com os mesmos. Considera-se também como causas para a ausência de respostas aos questionários a escassez e fragilidade das políticas ambientais, falta de conhecimento da sociedade da importância dos Conselhos, e desmotivação dos técnicos do órgão gestor da Unidade de Conservação. Apesar de não ter sido realizada a análise da cadeia causal foi possível elencar algumas ações para auxiliar na reestruturação do Conselho Consultivo como melhorias na comunicação, reuniões periódicas, parcerias e sensibilização dos membros e da sociedade sobre a importância das Unidades de Conservação.
Palavras-chave: Unidades de Conservação. Conselho Consultivo. Cadeia Causal.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.