Experimenta design: uma atividade extensionista inovadora

Authors

  • Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto Psicóloga, Especialista em Psicologia Comunitária/UFPB, Especialista em Educação Ambiental/UFPB, Assistente da Pró-Reitoria de Extensão/IFPB.
  • Lourdes Sales de Macedo Pedagoga, Mestre em Educação/UFPB, Pedagoga da Pró-Reitoria de extensão/IFPB, coordenadora do Programa Educação Digital - PED/IFPB.
  • Emanuel Alessandro Gomes Pessoa Diniz Graduando do Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico - IFPB/Campus Cabedelo.
  • Fabricio Vieira Graduando do Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico - IFPB/Campus Cabedelo.
  • Claudiney Alison da Silva Graduando do Curso Superior Tecnológico de Design Gráfico - IFPB/Campus Cabedelo.

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p52-63

Keywords:

Design gráfico. Atividade extensionista. Experimenta. Evento

Abstract

O presente relato de experiência descreve uma atividade extensionista inovadora: Experimenta - Semana de Design da Paraíba 2013, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba - FUNETEC-PB, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) da Paraíba e Pré-Comissão de Organização do N Design – PréCONDe Parahyba, em novembro de 2013, na Casa Rosada, atual sede da Reitoria do IFPB. A coordenação do evento foi da Pró-Reitoria de Extensão e a organização coube aos acadêmicos dos cursos superiores de Design de Interiores e Design Gráfico, dos campi João Pessoa e Cabedelo, além do Curso técnico em Design de Moda da FUNETEC. O “Experimenta” teve como objetivo a integração entre as diversas áreas do design nos âmbitos educacional, profissional e empresarial. Resultado: os participantes puderam desfrutar de um passeio por todas as vertentes do design – Gráfico, de Moda, de Interiores, Sustentável, de Interação, de Game ou de Produto –, através de oficinas, palestras, workshops, mesas-redondas, desfiles, bazar, ações de integração e intervenções. Metodologia: o presente artigo foi construído a partir de revisão bibliográfica e documental, publicações em sites e jornais, e vivência dos acadêmicos que formaram a célula organizativa do evento. Conclusão: o Experimenta foi um laboratório vivencial de aprendizagem para os acadêmicos, pois eles passaram por diversas situações que exigiram a rápida tomada de decisões e que possibilitaram testar o sabor da profissão de design, além de refletir sobre as diversas atribuições a ela inerentes.

 

Published

2015-11-25