Leitura e vida: histórias, músicas e poesias para alegrar e reavivar a memória dos idosos do Abrigo de Idosos Luca Zorn em Cajazeiras – Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p45-51Keywords:
Idoso. Abrigo. Atividades lúdicasAbstract
Nos últimos anos, estudiosos das ciências humanas, sociais e da saúde voltaram-se para discussões acerca da saúde integral do idoso. Com base nisso, este artigo analisa a experiência do projeto de extensão desenvolvido no Abrigo “Luca Zorn”, no município de Cajazeiras, estado da Paraíba. O objetivo geral do referido projeto pautou-se em levar ao abrigo de idosos atividades lúdicas, a exemplo de leitura de histórias, poemas, músicas e outras atividades afins, visando a reavivar a memória dos idosos e proporcionar momentos de lazer, alegria e de interação ao grupo abrigado. A metodologia utilizada visou à organização e desenvolvimento de encontros semanais, coletivos ou individuais, de acordo com a disposição dos participantes. Os resultados se mostraram satisfatórios, haja vista a integração dos idosos nos encontros, o envolvimento específico daqueles que têm mobilidade para participar das atividades promovidas (a exemplo da dança), além da gratidão demonstrada por receberem atenção. Assim sendo, conclui-se que o trabalho social é de extrema importância, principalmente quando se trata de pessoas expostas à vulnerabilidade, seja de ordem social ou biológica. Acrescenta-se que as atividades desenvolvidas proporcionaram grande crescimento para os executores do referido projetoDownloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.