Colônia de férias: uma experiência para a conscientização ambiental na Vila da Paz Teresina – PI
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n4p25-33Keywords:
Meio ambiente. Educação ambiental. EcologiaAbstract
Esse trabalho visa relatar as atividades realizadas na Colônia de Férias, que estão sendo desenvolvidas pelo programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Piauí, junto à comunidade da Vila da Paz. As atividades consistiram basicamente na realização de oficina ecológica, a qual abordou questões relativas à importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, seguida da realização de dinâmicas recreativas com o intuito de estimular nos participantes o interesse em compreender a relação sustentável entre o homem e a natureza. A princípio, percebeu-se uma extrema deficiência de conhecimento da comunidade acerca do tema, contudo, a parte prática das atividades do projeto – que ainda se encontra em fase de andamento – será contemplada com a realização de um passeio ecológico no Parque Zoobotânico em Teresina, Piauí. Espera-se que os conhecimentos adquiridos pelos participantes do projeto possam colaborar, para a aquisição da consciência efetiva de seus direitos e deveres na relação sustentável do homem com o meio ambiente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.