Sustentabilidade em ação: gestão dos resíduos orgânicos pela compostagem
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p92-101Keywords:
Educação Ambiental. Resíduos Orgânicos. Comunidade.Abstract
O projeto de extensão SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: GESTÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS PELA COMPOSTAGEM buscou promover a Educação Ambiental – E.A. de forma interativa com a comunidade na conservação, recuperação e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Cabedelo, em especial da comunidade do Jardim Camboinha, onde está inserido o Campus Cabedelo, atendendo dessa forma, a legislação mais recente que trata da gestão dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, a Lei 12.305/2010 em vigor, em especial, a reciclagem dos resíduos orgânicos como destinação final sustentável, a Compostagem. A metodologia utilizada será por meio de oficinas onde a comunidade receberá informações sobre a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos (compostagem) e o cultivo de plantas com o adubo orgânico resultado da compostagem. Para isso, foi utilizado o Ecoponto piloto de educação aulas práticas de educação ambiental para a Gestão de Resíduos Orgânicos situado no IFPB, Campus Cabedelo que contemplou a comunidade externa, sendo as aulas iniciadas pelas informações quanto a Gestão de resíduos orgânicos e Compostagem para produção adubo orgânico. Este projeto beneficiou de forma direta 225 participantes, pessoas da comunidade do Jardim Camboinha. A participação da comunidade foi efetiva e a atividade foi disseminada para os participantes das oficinas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.