Desenvolvimento de performance e de protagonismo estudantil através das ondas radiofônicas

Authors

  • Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues
  • Maria Maria Helena Pereira de Oliveira Araújo
  • Karla Aguiar Rodrigues de Oliveira Chagas
  • Maria Aparecida Pereira da Silva Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p53-59

Keywords:

Educação. Educomunicação. Radiofonia.

Abstract

O projeto extensionista Jovem radialista é uma ação de favorecimento a processos pedagógicos, por meio da comunicação estratégica da mídia radiofônica. Essa proposta já constitui uma ação direta do Núcleo de extensão a que está vinculado, cujo título é Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação, formalizado na coordenação de extensão e cultura do campus Campina Grande. De modo geral, a propositura do Jovem radialista, executado entre junho e dezembro de 2018, objetiva  desenvolver a performance investigativa, crítica do aluno, de modo a consolidar seu nível de participação social consciente, através das ondas radiofônicas, dentro da perspectiva da educomunicação (SOARES, 1996). O público alvo foram alunos de 9º ano e de 1º ano da E.E.E.F.M N. Sª Aparecida,  do bairro Mutirão. Metodologicamente, o projeto foi executado em duas etapas: (1) ministração de conteúdos ligados à oratória, performance corporal, linguagem oral e escrita, radiofonia e radiojornalismo. (2) ações práticas na radiofonia dos conteúdos apreendidos, em cabine de webrádio volante, adquiridos com recursos de apoio financeiro, concedidos pelo campus. Teoricamente, o mérito desse projeto está subsidiado em Lévy (1995), Soares (1996), Saviany (2006) e Consani (2007). Os resultados demonstram mais autonomia performática dos alunos beneficiários, no tocante a aspectos como desenvoltura, iniciativa e autoconfiança.

 

Published

2019-07-29