Capacitação para cuidadores de idosos na Associação Promocional do Ancião (ASPAN) na cidade de João Pessoa – PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p12-18Keywords:
Capacitação. Cuidador. Idoso. Idosos. ASPAN. Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).Abstract
O presente texto relara o desenvolvimento de um projeto de extensão que teve como objetivo geral proporcionar capacitação técnica/profissional a cuidadores de idosos de uma de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), na cidade de João Pessoa – PB, com foco nos aspectos biopsicossociais, dando sentido ao cuidado exercido. O projeto teve o formato de curso livre, tendo como parceiro social a Associação Promocional do Ancião (ASPAN). Primeiro entrou-se em contato com os cuidadores, através da ASPAN, e posteriormente foi dado início a capacitação. O curso teve a participação de 16 cuidadores de idosos da instituição parceira e foi executado por professores e um discente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do IFPB Campus Avançado Mangabeira. Ao longo das oficinas pode-se perceber que a equipe de cuidadores que a princípio se apresentou resistente a participar do curso aos poucos foram cedendo e participando das aulas, foram se identificando com os conteúdos que estavam sendo ministrados e foram participando das discussões e atividades propostas nas oficinas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.