Modelagem digital no Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p42-53Keywords:
Geografia Escolar. Inclusão digital. Espaço Urbano.Abstract
O presente trabalho apresenta uma experiência com uma turma do nono ano de uma escola estadual do município de Cajazeiras, localizado no sertão paraibano, distante 470 km, aproximadamente, de João Pessoa, capital do estado. A aplicação faz parte de um projeto de extensão que utilizou o software SketchUp como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. Nosso objetivo foi explorar a Cartografia através desse modelador digital que possui vínculo com o Google Earth. No primeiro encontro os extensionistas apresentaram o projeto e alguns conceitos sobre escala, espaço urbano e acessibilidade. No segundo encontro, realizamos, com a turma, um trabalho planejado de campo para coleta de informações sobre o espaço urbano a ser representado. Em laboratório de informática, realizamos a modelagem de um quarteirão a partir das informações coletadas e dos dados obtidos por meio do Google Earth e do Google Maps. Por fim, promovemos uma discussão com os participantes sobre o espaço desenhado, com o intuito de estimular nos estudantes o senso crítico voltado para a percepção dos problemas existentes no espaço urbano que eles vivenciam e, consequentemente, foram apontadas propostas de soluções para melhorar os problemas identificados no trabalho de campo e na modelagem digital.Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.