Sensibilização da Comunidade Cavalhada, Município de Flores - PE, sobre o uso racional dos recursos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p39-49Keywords:
Preservação ambiental. Água. Fontes hídricas.Abstract
Esse trabalho teve como objetivo promover ações voltadas para sensibilizar a população da Comunidade Cavalhada, Município de Flores - PE, a preservar as fontes de água disponíveis, assim como, a utilizar a água de forma racional e responsável. Para isso, a metodologia adotada consistiu, basicamente, na identificação das fontes hídricas e de suas deficiências e potencialidades, sendo estas etapas realizadas por meio de visitas técnicas á área de estudo e pela utilização de ferramentas de geoprocessamento, assim como, realizando-se palestras e fóruns de discussão com a população atendida. Após serem identificadas as deficiências, foram propostas medidas de mitigação para as mesmas. Como resultados, destaca-se que foram identificadas na comunidade estudada 67 fontes hídricas, onde as principais deficiências verificadas foram: o desmatamento da mata ciliar e a deposição de resíduos sólidos nas proximidades das fontes hídricas. Com relação às potencialidades, destaca-se a quantidade de dispositivos utilizados para armazenar água, a saber: 67, dando destaque para as cisternas. No que tange às medidas propostas, tendo em vista as deficiências identificadas, destaca-se a indicação de medidas mitigadoras, tais como: a recuperação da mata ciliar e a manutenção periódica das fontes hídricas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.