A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id9165

Palavras-chave:

Materiais didáticos digitais, Formação docente, Letramento crítico, Multiletramentos

Resumo

O presente artigo discute as experiências e os resultados das oficinas realizadas no projeto extensionista “Produção de Materiais Didáticos Digitais na Perspectiva do Letramento Crítico”, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), ocorridas em 2024. Destinadas a professores de diferentes áreas do conhecimento e nível de atuação e estudantes de licenciaturas, as oficinas foram desenvolvidas seguindo os aspectos dos multiletramentos e dos letramentos críticos, com o intuito de produzir materiais didáticos digitais. A metodologia adotada para as oficinas resultou em encontros síncronos, discussão teórica e atividades práticas, culminando na produção de materiais didáticos digitais. Os resultados indicam a importância da formação continuada, colaborativa e interdisciplinar, bem como a necessidade de integrar diferentes linguagens. As oficinas contribuíram para a construção de materiais didáticos digitais alinhados às perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico e às demandas para a criação de outros e novos conhecimentos.

Referências

FABRÍCIO, Branca Falabella; MOITA LOPES, Luiz Paulo da. A dinâmica dos (re) posicionamentos de sexualidade em práticas de letramento escolar. The Dynamics of Sexuality (Re) Positionings in School Literacy Practices]. In Luiz P. Moita-Lopes and Liliana Bastos (eds.), Para Além da Identidade: Fluxos, Movimentos e Trânsitos, p. 283-314, 2010.

GOMES, Viviana Carina Soares; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Espanhol em ação: experiências de uma professora em formação nos estágios supervisionados e no NUPEL. 1. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, p. 61-69, 2024.

LONDRES, Grupo Nova. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuro sociais. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 101-145, 2021.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1037-1057, 2007.

PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics. The handbook of applied linguistics, p. 784-807, 2004.

ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. Parábola Ed., 2012.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, p. 27-37, 2015.

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Linguagens & Cidadania, v. 20, p. 1-17, 2018.

SILVA, Simone Batista da. Da técnica à crítica: contribuições dos novos letramentos para a formação de professores de língua inglesa. 2011.

TILIO, ROGERIO CASANOVAS. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente?. Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola, 2017.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

ÁREA: LETRAS, ARTES E ESPORTES
Smart Citations via scite_