A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO LETRAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id9165Palavras-chave:
Materiais didáticos digitais, Formação docente, Letramento crítico, MultiletramentosResumo
O presente artigo discute as experiências e os resultados das oficinas realizadas no projeto extensionista “Produção de Materiais Didáticos Digitais na Perspectiva do Letramento Crítico”, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), ocorridas em 2024. Destinadas a professores de diferentes áreas do conhecimento e nível de atuação e estudantes de licenciaturas, as oficinas foram desenvolvidas seguindo os aspectos dos multiletramentos e dos letramentos críticos, com o intuito de produzir materiais didáticos digitais. A metodologia adotada para as oficinas resultou em encontros síncronos, discussão teórica e atividades práticas, culminando na produção de materiais didáticos digitais. Os resultados indicam a importância da formação continuada, colaborativa e interdisciplinar, bem como a necessidade de integrar diferentes linguagens. As oficinas contribuíram para a construção de materiais didáticos digitais alinhados às perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico e às demandas para a criação de outros e novos conhecimentos.
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