MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS DA EAFS AO IFPB CAMPUS SOUSA EM VERSOS POÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id9029Palavras-chave:
Poemas. Literatura. Cordel. Memórias. EAFS. IFPB.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão intitulado “Histórias da EAFS ao IFPB em versos poéticos: resgatando memórias e vivências”, cuja finalidade foi desenvolver um trabalho com a Literatura de Cordel, recuperando memórias, vivências e histórias da EAFS — antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa (IFPB). Incentivamos a produção desse gênero que é patrimônio histórico e social do Nordeste e valorizamos as raízes históricas dessa importante instituição educacional. Reconhecemos a necessidade de reflexão sobre a diversidade cultural e estética regional e para tanto, a Literatura de Cordel é instrumento para fortalecer o desenvolvimento da escrita dos estudantes, e também espaço para circulação de conhecimento. A iniciativa contou com a parceria da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cel. Jacob Guilherme Frantz, além do envolvimento com aluno(a)s egressos, escritores e servidores do IFPB Campus Sousa. A metodologia pautou-se em uma abordagem colaborativa, formativa e cultural. Os resultados obtidos centram-se no fomento à leitura e à escrita literária e no incentivo ao resgate da memória que preserva histórias e raízes dessa instituição de ensino.
Referências
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado das Letras,1999.
ABREU, Márcia. “ENTÃO SE FORMA A HISTÓRIA BONITA” – RELAÇÕES ENTRE FOLHETOS DE CORDEL E LITERATURA ERUDITA. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, jul./dez. 2004
PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula – São Paulo: Duas Cidades, Coleção literatura e ensino; v.2, 2001.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SANTOS, Manuela Fonseca. A Literatura de Cordel. Revista de estudos Iberoamericanos, 2005.
AYALA, Maria Ignez Novais; Marcos Ayala (Org.) Metodologia para a pesquisa das culturas populares: uma experiência vivenciada. Crato: Edson Soares. Martins Ed., 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Leuziedna Dantas Alves, João Gabriel da Silva Woisczak

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.