Relato de Experiência do Projeto Tecendo as Raízes Afrodiaspóricas no Campus Itaporanga
Palavras-chave:
Letramento racial, Tranças afro, Boneca abayomi, QuilomboResumo
Este artigo relata a experiência de um projeto que visou promover o letramento racial e a representatividade afrodiaspórica por meio do estudo e valorização de três elementos culturais significativos: tranças afro, bonecas abayomi e quilombos. O objetivo central foi proporcionar uma imersão no universo da cultura afro-brasileira, com foco no fortalecimento da identidade racial e na conscientização sobre o legado da diáspora africana. A metodologia adotada envolveu a realização de três ciclos temáticos, estruturados em palestras teóricas seguidas de oficinas práticas, com o objetivo de oferecer uma abordagem teórica e vivencial. O primeiro ciclo foi dedicado às tranças afro, abordando sua história e importância na identidade racial. O segundo ciclo discutiu as bonecas abayomi, seu papel simbólico na resistência e no fortalecimento da identidade cultural negra e o terceiro ciclo focou nos quilombos e no conceito de aquilombamento digital, propondo reflexões sobre a preservação da cultura quilombola e as novas formas de resistência no contexto contemporâneo. Ao longo dos três ciclos, o retorno positivo dos participantes evidenciou o impacto da abordagem proposta, que não apenas reforçou a importância da cultura afrodiaspórica, mas também promoveu o entendimento das questões raciais e a valorização de símbolos de resistência e identidade.
Referências
CANUTO, Sanny Kellen Anjos Cavalcante. Entre lutas e likes: aquilombamento digital, posicionamentos, identidades e complexidades. Editora UNEMAT, 2023.
CONCEIÇÃO, Kelly Santos da. Aquilombamento digital: mulheres negras, comunicação e trabalho em uma rede de afetos. 2020. Monografia (Especialização em Mídia, Informação e Cultura) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
COSTA, Beatriz Adão Pascoal da; BINJA, Elias Justino Bartolomeu. A arte africana da diáspora: as tranças na manutenção da vida. Relem, v.15, n.24, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11921. Acesso em: 06 fev. 2025.
GOMES, Cláudia Ferreira Alexandre; DUQUE-ARRAZOLA, Laura Susana. Consumo e identidade: o cabelo afro como símbolo de resistência. Revista da ABPN, v.11, n.27,p. 184-205, 2019. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/496. Acesso em: 06 fev. 2025.
GOMES, João. A importância da verdade histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.
LOPES, Ivonete da Silva; CARDOSO, Jéssica Suzana Magalhães. WikiFavelas: o necessário aquilombamento digital. Outras Palavras, 2023. Disponível em: https://outraspalavras.net/descolonizacoes/wikifavelas-o-necessario-aquilombamento-digital/. Acesso em: 02 fev. 2025.
MARTINS, Lena. A boneca Abayomi: uma criação afro-brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
OLIVEIRA, Maria das Graças. O idioma iorubá e a cultura afro-brasileira. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2019.
SANTOS, Luane Bento dos. Meu cabelo conta história: uma reflexão sobre as capilaridades crespas no contexto afro-diaspórico. Realis, jul. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/realis/article/view/259257. Acesso em: 06 fev. 2025.
SANTOS, Maria Luiza. A boneca Abayomi: um símbolo de resistência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
SILVA, João Paulo. A diáspora africana e a cultura afro-brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
VELOSO, Maria do Socorro Furtado; ANDRADE, Alice Oliveira de. Aquilombamento virtual midiático: uma estratégia metodológica para o estudo das mídias negras. Alceu, v.21, n.44, mai./ago., p.172-189, 2021. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/cultura/em-textos-ineditos-escritores-expressam-desejos-para-2020-1-24165702>. Acesso em: 02 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clara Camile Freitas da Silva, Jacques Douglas Marques dos Santos, Joaquim Avelino dos Santos Sobrinho, Manoella Nunes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.