Relato de Experiência do Projeto Tecendo as Raízes Afrodiaspóricas no Campus Itaporanga

Autores

  • Clara Camile Freitas da Silva IFPB
  • Jacques Douglas Marques dos Santos IFPB
  • Joaquim Avelino dos Santos Sobrinho IFPB
  • Manoella Nunes dos Santos IFPB

Palavras-chave:

Letramento racial, Tranças afro, Boneca abayomi, Quilombo

Resumo

Este artigo relata a experiência de um projeto que visou promover o letramento racial e a representatividade afrodiaspórica por meio do estudo e valorização de três elementos culturais significativos: tranças afro, bonecas abayomi e quilombos. O objetivo central foi proporcionar uma imersão no universo da cultura afro-brasileira, com foco no fortalecimento da identidade racial e na conscientização sobre o legado da diáspora africana. A metodologia adotada envolveu a realização de três ciclos temáticos, estruturados em palestras teóricas seguidas de oficinas práticas, com o objetivo de oferecer uma abordagem teórica e vivencial. O primeiro ciclo foi dedicado às tranças afro, abordando sua história e importância na identidade racial. O segundo ciclo discutiu as bonecas abayomi, seu papel simbólico na resistência e no fortalecimento da identidade cultural negra e o terceiro ciclo focou nos quilombos e no conceito de aquilombamento digital, propondo reflexões sobre a preservação da cultura quilombola e as novas formas de resistência no contexto contemporâneo. Ao longo dos três ciclos, o retorno positivo dos participantes evidenciou o impacto da abordagem proposta, que não apenas reforçou a importância da cultura afrodiaspórica, mas também promoveu o entendimento das questões raciais e a valorização de símbolos de resistência e identidade.

Biografia do Autor

Clara Camile Freitas da Silva, IFPB

Bibliotecária-Documentalista do IFPB

Jacques Douglas Marques dos Santos, IFPB

Pedagogo do IFPB

Joaquim Avelino dos Santos Sobrinho, IFPB

Discente do curso Técnico em Edificações Integrado - IFPB / Itaporanga  

Manoella Nunes dos Santos, IFPB

Discente do curso Técnico em Edificações Integrado - IFPB / Itaporanga  

Referências

CANUTO, Sanny Kellen Anjos Cavalcante. Entre lutas e likes: aquilombamento digital, posicionamentos, identidades e complexidades. Editora UNEMAT, 2023.

CONCEIÇÃO, Kelly Santos da. Aquilombamento digital: mulheres negras, comunicação e trabalho em uma rede de afetos. 2020. Monografia (Especialização em Mídia, Informação e Cultura) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

COSTA, Beatriz Adão Pascoal da; BINJA, Elias Justino Bartolomeu. A arte africana da diáspora: as tranças na manutenção da vida. Relem, v.15, n.24, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11921. Acesso em: 06 fev. 2025.

GOMES, Cláudia Ferreira Alexandre; DUQUE-ARRAZOLA, Laura Susana. Consumo e identidade: o cabelo afro como símbolo de resistência. Revista da ABPN, v.11, n.27,p. 184-205, 2019. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/496. Acesso em: 06 fev. 2025.

GOMES, João. A importância da verdade histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

LOPES, Ivonete da Silva; CARDOSO, Jéssica Suzana Magalhães. WikiFavelas: o necessário aquilombamento digital. Outras Palavras, 2023. Disponível em: https://outraspalavras.net/descolonizacoes/wikifavelas-o-necessario-aquilombamento-digital/. Acesso em: 02 fev. 2025.

MARTINS, Lena. A boneca Abayomi: uma criação afro-brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

OLIVEIRA, Maria das Graças. O idioma iorubá e a cultura afro-brasileira. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2019.

SANTOS, Luane Bento dos. Meu cabelo conta história: uma reflexão sobre as capilaridades crespas no contexto afro-diaspórico. Realis, jul. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/realis/article/view/259257. Acesso em: 06 fev. 2025.

SANTOS, Maria Luiza. A boneca Abayomi: um símbolo de resistência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

SILVA, João Paulo. A diáspora africana e a cultura afro-brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

VELOSO, Maria do Socorro Furtado; ANDRADE, Alice Oliveira de. Aquilombamento virtual midiático: uma estratégia metodológica para o estudo das mídias negras. Alceu, v.21, n.44, mai./ago., p.172-189, 2021. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/cultura/em-textos-ineditos-escritores-expressam-desejos-para-2020-1-24165702>. Acesso em: 02 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA