CIÊNCIA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO:
POR UM NOVO CONTRATO SOCIAL COM A NATUREZA
Palavras-chave:
Sustentabilidade, resíduos sólidos, materiais de construção, impactos ambientais, Educação AmbientalResumo
O artigo apresenta as ações desenvolvidas no projeto que explora a utilização de resíduos industriais na criação de materiais de construção, realizado na cidade de Parelhas, localizada na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. O projeto teve como foco promover a conscientização ambiental, a inovação tecnológica e a inclusão social, integrando estudantes da Escola Municipal Arnaldo Bezerra, participantes do programa "Avexadas para Aprender", em atividades teóricas e práticas voltadas ao reaproveitamento de resíduos. A culminância do projeto ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde os alunos participaram de exposições interativas e educativas, que contou com a participação da personagem Dona Benta Sustenta, abordando temas como resíduos sólidos urbanos, reciclagem, impactos ambientais e economia circular. Além disso, o projeto enfatizou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança nas atividades práticas e demonstrou a relevância de integrar ciência, sustentabilidade e educação, estimulando o senso de responsabilidade socioambiental e o empreendedorismo como forma de transformar resíduos em oportunidades, preparando-os para enfrentar desafios locais e globais.
Referências
COSTA, Edton Santos et al. Produção de blocos intervalados de concreto com a substituição parcial do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado de corpos de prova de concreto. 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15057 Acesso em: 22 dez. 2024.
GARCIA, Eduardo et al. Resíduo de cerâmica vermelha (RCV): uma alternativa como material pozolânico. Cerâmica Industrial, v. 19, n. 4, p. 31-38, 2014.
Nações Unidas Brasil. Escolas do Rio Grande do Norte recebem projeto de aprendizagem do UNICEF. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/161452-escolas-do-rio-grande-do-norte-recebem-projeto-de-aprendizagem-do-unicef. Acesso em: 11 dez. 2024.
NUNES, Thales Machado. Estudo de Viabilidade da Utilização de Resíduo de Rochas Ornamentais na Produção de Concreto: Uma Revisão Literária. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22897 Acesso em: 22 dez. 2024.
TORRES, Ariela da Silva; PINZ, Francielli Priebbernow; PALIGA, Charlei Marcelo. INFLUÊNCIA DO RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA EM ARGAMASSAS NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO OU DO CIMENTO. In: ENCONTRO NACIONAL DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 7., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 66–72. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enarc/article/view/3305 Acesso em: 22 dez. 2024.
UNICEF Brasil. Estudantes e professores unem-se para enfrentar a cultura de fracasso escolar no Rio Grande do Norte. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/estudantes-e-professores-unem-se-para-enfrentar-cultura-de-fracasso-escolar-no-rio-grande-do-norte. Acesso em: 11 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Macêdo Medeiros, Eduardo da Cruz Teixeira, Elnatan Lins da Costa, Vitória Semíramys Ramos Luna Laurentino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.