Liga de anatomia e fisiologia humana: uma nova abordagem didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

Asdrúbal Nóbrega Montenegro Neto

Alyne da Silva Portela

Ramon Cunha Montenegro

Luciano Alves Cavalcanti

Nícolas Nathan Neves Alexandre

Severino França de Andrade Neto

Amanda Gomes Pedroza

Resumo

As escolas públicas de ensino médio e fundamental do município de Sousa/PB não detêm recursos estruturais e didático-pedagógicos específicos, necessários para apresentarem os conteúdos curriculares de anatomia e fisiologia humana. Este projeto objetivou ofertar oportunidades práticas de ensino-aprendizagem, com recursos didático-pedagógicos alternativos, em apoio a estas escolas, no período de agosto a dezembro de 2015. O estudo foi desenvolvido em 5 escolas públicas de Sousa e contou com a participação de 480 alunos e seus respectivos professores, durante 3 meses, após um mês de preparação da equipe. As atividades realizadas foram confecção de materiais didáticos, oficina de teatro, vídeo aulas e visualização e manuseio de modelos anatômicos e fisiológicos. No fim da visitas os extensionistas discutiram com alunos e professores visando detectar a visão do dos participantes diante desta intervenção. Na opinião dos participantes, este projeto ajudou a suprir as demandas desta comunidade pela melhora da qualidade do ensino, assim como, um aumento das taxas de rendimento escolar destes alunos durante a sua realização.

Palavras-chave


Ligas Acadêmicas. Recursos Didáticos. Qualidade de Ensino.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1677

Total de downloads do artigo: 1585