SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8212

Palavras-chave:

Saúde mental, Psicologia Escolar, Psicologia Educacional

Resumo

Ao longo da história, é possível observar diversas formas de lidar com questões relacionadas ao bem-estar emocional. Contemporaneamente, tabus e preconceitos acerca da saúde mental têm sido abandonados, discutindo-se cada vez mais sobre a prevenção de questões como ansiedade, depressão, Burnout, dentre outras. Um dos contextos potentes para executar ações preventivas que visem a construção do bem-estar emocional é o escolar. O presente artigo apresenta e discute uma experiência formativa, ocorrida no âmbito de um projeto de extensão, que buscou contribuir para prevenção, identificação e enfrentamento de questões relativas à saúde mental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade Itapaci – GO. São apresentados os resultados de dois encontros formativos, o primeiro junto a docentes de 6º a 9º ano, acerca de Síndrome de Burnout, e o segundo junto a estudantes do 9º ano, abordando a temática do desenvolvimento da inteligência socioemocional. São realizadas contribuições para a literatura da área e também a nível prático, podendo inspirar novas iniciativas nesse âmbito.

Referências

CASSAB, M. A. T.; CASSAB, C. Juventude: técnica e território. In: L. R. Castro & V. L. Besset (Eds.), Pesquisa-intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro, RJ: Nau Editora, 2008, p. 244-266.

CASTRO, L. R. Conhecer, transformar(-se) e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: L. R. Castro & V. L. Besset (Eds.), Pesquisa-intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro, RJ: Nau Editora, 2008, p. 21-42.

CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. Pesquisa-intervenção na infância e juventude: construindo caminhos. In: L. R. Castro & V. L. Besset (Eds.), Pesquisa-intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro, RJ: Nau Editora, 2008, p. 9-12.

COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller, 2010.

COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: versão 4.0. São Paulo, SP: Ática, 2016.

COVEY, S. R. O Líder em Mim: como escolas ao redor do mundo estão inspirando a grandeza, uma criança por vez. São Paulo, SP: Benvirá, 2017.

CURY, A. Inteligência socioemocional: a formação de mentes brilhantes. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2019a.

CURY, A. Inteligência socioemocional: ferramentas para pais inspiradores e professores encantadores. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2019b.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

DAL FORNO, C.; FINGER, I. R. Qualidade de vida no trabalho: conceito, histórico e relevância para a gestão de pessoas. R. bras. Qual. Vida, v. 7, n. 2, p. 103-112, 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3015/2089. Acesso em: 10 nov. 2023.

GARDNER, H. Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, RS: Artmed, 1994.

GREENWOOD, D. J.; LEVIN, M. (2006). Reconstruindo as relações entre as universidades e a sociedade por meio da pesquisa-ação. In: N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006, p. 91-113.

HECKERT, A. L.; ARAGÃO, E.; BARROS, M. E. B.; OLIVEIRA, S. A dimensão coletiva da saúde: uma análise das articulações entre gestão administrativa-saúde dos docentes: a experiência de Vitória. In: M. Athayde, M. E. B. Barros, J. C. Brito, M. Y. Neves (Eds.), Trabalhar na escola? Só inventando o prazer. Rio de Janeiro, RJ: IPUB/CUCA, 2001, p. 123-62.

IBÁÑEZ, L. L. C. A Psicologia Social de Martín-Baró ou o imperativo da crítica. In R. S. L. Guzzo & F. Lacerda Júnior (Eds.), Psicologia social para a América Latina: o resgate da psicologia da libertação. Campinas, SP: Alínea, 2011, p. 121-151.

MACHADO, M. N. M. Práticas psicossociais: pesquisando e intervindo. Belo Horizonte, MG: Edições do Campo Social, 2014.

MARINHO-ARAUJO, C. M. Perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: Fundamentos para a atuação em Psicologia Escolar. In: M. V. Dazzani; V. L. T. de Souza, Psicologia Escolar crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2016, p. 37-55.

NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília, DF: Liber livro, 2009.

PÊGO, F. P. L.; PÊGO, D. R. Síndrome de Burnout. Rev Bras Med Trab., v. 14, n. 2, p. 171-176, 2016. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/09/1833/rbmt-v14n2_171-176.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

SAMPAIO, M. L.; BISPO JÚNIOR, J. P. Entre o enclausuramento e a desinstitucionalização: a trajetória da saúde mental no Brasil. Trab. Educ. Saúde, v. 19, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/9ZyYcsQnkDzhZdTdHRtQttP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.

SHAFFER, D. R.; KIPP, K. Developmental psychology: childhood and adolescence. Cengage Learning, 2013.

SILVEIRA, R. W. M.; REZENDE, D.; MOURA, W. A. Pesquisa-intervenção em um CAPSad – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 3, n. 2, p. 184-197, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v3n2/v3n2a08.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores: Obras escogidas, Tomo III. Madrid, Espanha: Machado Libros, 1931.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1982.

VYGOTSKY, L. S., LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP: Ícone, 1934.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Smart Citations via scite_