SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2025id8212Palavras-chave:
Saúde mental, Psicologia Escolar, Psicologia EducacionalResumo
Ao longo da história, é possível observar diversas formas de lidar com questões relacionadas ao bem-estar emocional. Contemporaneamente, tabus e preconceitos acerca da saúde mental têm sido abandonados, discutindo-se cada vez mais sobre a prevenção de questões como ansiedade, depressão, Burnout, dentre outras. Um dos contextos potentes para executar ações preventivas que visem a construção do bem-estar emocional é o escolar. O presente artigo apresenta e discute uma experiência formativa, ocorrida no âmbito de um projeto de extensão, que buscou contribuir para prevenção, identificação e enfrentamento de questões relativas à saúde mental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade Itapaci – GO. São apresentados os resultados de dois encontros formativos, o primeiro junto a docentes de 6º a 9º ano, acerca de Síndrome de Burnout, e o segundo junto a estudantes do 9º ano, abordando a temática do desenvolvimento da inteligência socioemocional. São realizadas contribuições para a literatura da área e também a nível prático, podendo inspirar novas iniciativas nesse âmbito.
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