CULTURA MARCIAL CHINESA E A DIDÁTICA EM HISTÓRIA: COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL

José Otávio Aguiar

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutorado em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-Doutoramento em História da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 

Alex Souza Felix

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande. É Mestrando em História pela Universidade Federal de Campina Grande.

Márcia Maria Costa Gomes

ORCID iD Instituto Federal Paraíba - Campus Campina Grande Brasil

Doutorado em Geografia na UFPB. Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuação como professora efetiva no Instituto Federal do Amazonas. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus/Campina Grande. 

Resumo

Este ensaio apresenta uma discussão sobre a temática da cultura marcial chinesa e a didática em História, a partir das oficinas de extensão de Kung Fu. A prática da Arte Marcial chinesa (Kung Fu/Wushu) representa um conjunto de técnicas de luta e defesa pessoal e simboliza um dos pilares da cultura chinesa, embebido de elementos filosóficos, estéticos/artísticos e históricos. Nosso objetivo se constituiu de justificativas centrais como: fortalecer a formação dos graduandos em História em torno da cultura, formação histórica, arte e prática marcial chinesa, proporcionando ampliação de conhecimentos; contribuir para aproximação cultural entre Brasil e China, junto à comunidade acadêmica e à extensionista; disseminar a prática do Kung Fu, enquanto arte marcial chinesa e prática saudável para o corpo e mente, e, por fim, estimular uma didática da história que extrapole a leitura, criando pontes entre a interdisciplinaridade, a prática física e a pesquisa em história. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, fornecendo material teórico sobre a temática e a prática do Kung Fu, que se deu no decorrer das oficinas ofertadas pelo Projeto de Extensão da UFCG nas unidades do IFPB-Campus Campina Grande. No contexto geral, observamos, que as oficinas teóricas/práticas de Kung Fu trouxeram à tona a história, os costumes e a arte marcial chinesa de forma didática.  Os resultados aqui descritos revelam que a prática da arte marcial Kung Fu foi acompanhada de melhoramento na flexibilidade, na coordenação motora, na condição cardiorrespiratória, na capacidade de percepção espacial e de equilíbrio no decorrer das oficinas.

Palavras-chave


Kung Fu, Arte marcial chinesa, didática, história.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p3-13

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 201

Total de downloads do artigo: 96