OS CAMINHOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFPB
Resumo
O presente artigo evidencia a inserção da extensão no currículo dos PPCs de graduação, no contexto do IFPB, compreendida a extensão como princípio formativo indissociável do ensino e da pesquisa, bem como apresenta as concepções de extensão e os caminhos para a sua implementação. Nessa perspectiva, a extensão passa a constituir parte da dinâmica pedagógica curricular do processo formativo e de produção do conhecimento. Este é um estudo bibliográfico e descritivo acerca da base conceitual da extensão no Brasil, que alicerça as práticas extensionistas nos cursos de graduação, refletindo sobre o processo de curricularização, que tem se constituído um desafio para as instituições de ensino superior. Descreve o processo de curricularização no IFPB, a partir do diálogo com as discussões nacionais articuladas pelo FORPROEX, CONIF e dispositivos legais vigentes. Conclui que não existe um único caminho para a curricularização da extensão nem uma única concepção, mas o entrelaçamento dessas concepções que podem gerar conhecimentos diversos. Entende como possibilidade partir das práticas extensionistas que vêm sendo desenvolvidas na instituição, bem como o fortalecimento da formação docente, da relação com os setores sociais e o engajamento da comunidade acadêmica, visando uma nova cultura que articule a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
Extensão; Curricularização; Indissociabilidade.
Texto completo:
Visitas a este artigo: 157
Total de downloads do artigo: 99