OS CAMINHOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFPB

Autores

  • Ana Lúcia Ferreira de Queiroga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Dannilo José Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Simone Fernandes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p15-25

Palavras-chave:

Extensão, Curricularização, Indissociabilidade.

Resumo

O presente artigo evidencia a inserção da extensão no currículo dos PPCs de graduação, no contexto do IFPB, compreendida a extensão como princípio formativo indissociável do ensino e da pesquisa, bem como apresenta as concepções de extensão e os caminhos para a sua implementação. Nessa perspectiva, a extensão passa a constituir parte da dinâmica pedagógica curricular do processo formativo e de produção do conhecimento. Este é um estudo bibliográfico e descritivo acerca da base conceitual da extensão no Brasil, que alicerça as práticas extensionistas nos cursos de graduação, refletindo sobre o processo de curricularização, que tem se constituído um desafio para as instituições de ensino superior. Descreve o processo de curricularização no IFPB, a partir do diálogo com as discussões nacionais articuladas pelo FORPROEX, CONIF e dispositivos legais vigentes. Conclui que não existe um único caminho para a curricularização da extensão nem uma única concepção, mas o entrelaçamento dessas concepções que podem gerar conhecimentos diversos. Entende como possibilidade partir das práticas extensionistas que vêm sendo desenvolvidas na instituição, bem como o fortalecimento da formação docente, da relação com os setores sociais e o engajamento da comunidade acadêmica, visando uma nova cultura que articule a tríade ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Ferreira de Queiroga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutora em Educação pela UFRN, Pedagoga, atuando na equipe do Departamento de Articulação Pedagógica – DEPAP do IFPB/Campus João Pessoa.

Dannilo José Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestre em Física pela UFPB, Técnico em Assuntos Educacionais, atuando na equipe do Departamento de Articulação Pedagógica – DEPAP do IFPB/Campus João Pessoa, e professor da Rede Pública de Ensino, Estado da Paraíba.

Simone Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestre em Educação pela UFPB, Pedagoga, atuando na equipe do Departamento de Articulação Pedagógica – DEPAP do IFPB/Campus João Pessoa.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura