Visita técnica inicia alunos de cursos técnicos em agropecuária na extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p03-14Palavras-chave:
agricultura família, manejos produtivos, pesquisa e extensão.Resumo
Este texto tem por objetivo refletir acerca da visita técnica como prática para alunos da disciplina de ovinocaprinocultura de um curso técnico em agropecuária. Proporcionando aproximações concretas sobre as duas realidades de criação de ovinos e caprinos desenvolvidas no semiárido paraibano. Tal proposta se fundamenta na concepção de que, no contexto dos cursos técnicos profissionalizantes, as atividades de caráter “prático” são fundamentais para preparação dos discentes para a vida profissional, visto que através da vivência dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas se obtém a efetiva apropriação sobre o objeto ou fenômeno estudado. Neste sentido, a Visita Técnica se apresenta como ferramenta essencial para integrar as práticas de ensino e permitir que os futuros profissionais tenham contato com as atividades inerentes à profissão nas reais situações de trabalho. Dentre os resultados esperados destacamos o aprimoramento dos conhecimentos sobre ovinos e caprinos, adquiridos nas salas de aulas, de forma prática e nos locais onde são aplicados, e ainda o estímulo à análise crítica dos discentes quanto a realidade da ovinocaprinocultura Paraibana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.