MODELOS DE EXTENSÃO REPRESENTATIVOS DO DIFUSIONISMO, DIALOGISMO E TRANSFERENCISMO NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p12-30Palavras-chave:
extensão universitária, modelos de extensão, América LatinaResumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar os modelos de extensão mais convergentes com as dimensões do difusionismo, dialogismo e transferencismo, dentre aqueles que são adotados nas universidades da América Latina, a partir de uma pesquisa exploratória realizada na base de dados Sistema de Información Científica Redalyc. O trabalho aborda a gênese da extensão universitária na Europa e a sua disseminação para outros continentes, apresentando os diversos modelos de extensão identificados nas instituições de educação superior da América Latina, comparando-os, entre si, e com as dimensões da extensão dialógica concebida por Paulo Freire (2013), e com os marcos conceituais dos contextos latino-americanos da extensão, através de uma metodologia comparativa (Quivy e Campenhoudt, 1995). Conclui-se que o modelo de extensão crítica (Tommasino e Cano (2016) representa os demais modelos de extensão de características dialógicas; o modelo de divulgação cultural e científica (Menéndez, 2017), representa o difusionismo acadêmico; sendo que os modelos voltados à vinculação empresarial são representados pelo de serviços a terceiros e inovação e transferência de tecnologia.
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