REPÓRTER LITERÁRIO: DISSEMINAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A PARTIR DO PODCAST “ODS LITERÁRIO”

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Possui mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atualmente é professor de língua portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, identidade, masculino, mulher e política.

Antônio Simões Menezes

UEPB Brasil

Professor da UEPB

Iasmin Araújo Bandeira Mendes

Feira Literária de Campina Grande Brasil

Organizadora da Feira Literária de Campina Grande

Cinthya Ariadna Ferreira Barbosa

IFPB - campus Campina Grande Brasil

Discente bolsista do IFPB

Luiza Dotta

UEPB Brasil

Discente do cuso de Jornalismo da UEPB

Letícia Ferreira da Silva

UEPB Brasil

Discente do cuso de Jornalismo da UEPB

Elaine Cristina Silva Moreira

IFPB

Discnete do curso de Letras do IFPB

José Gomes de Andrade Neto

Autônomo

Parceiro social do IFPB

Wanderlécio Rodrigues da silva

IFPB

Discente do IFPB

Resumo

O ato de ler traz consequências produtivas para o sujeito leitor a curto e a longo prazo, seja através da leitura de textos denotativos ou conotativos. No âmbito destes últimos, é fato que, no mínimo, uma dupla dimensão é promovida para os leitores de quaisquer idades: (i) a de ampliar o gosto pela leitura e a de (ii) provocar/despertar engajamento sociocultural, tendo em vista que, conforme Candido (2014), as ideias literárias também são contribuintes para a formação cidadã. Nesta perspectiva, três forças que atuam com mídia e comunicação se uniram para favorecer esse processo literário e promover o protagonismo juvenil através da comunicação para público de bairros periféricos do IFPB, campus Campina Grande: IFNEWS – imprensa colegial (IFPB), Feira Literária de Campina Grande (FLIC) (parceiro social) e Anti-horário (UEPB) (parceiro social). O objetivo foi levar literatura infanto-juvenil que tenha como tema alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas, para o público beneficiário do projeto, quais sejam, alunos da rede pública de ensino, vulneráveis socioeconomicamente. Com base nos conceitos de Educomunicação (SOARES, 2000), foi proposta a facilitação de oficinas no âmbito da comunicação para o público beneficiário, para capacitá-los na produção de podcasts sobre literatura e ODS. Em âmbito metodológico, a execução foi planejada nas seguintes etapas: (i) seleção bibliográfica, com apoio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD literário; (ii) Leitura coletiva da equipe e preparação de oficinas e (iii) facilitação de oficinas organizadas pelos alunos do IFNEWS e Anti-horário para o público beneficiário; (iv) produção de roteiros para podcasts; (v) gravação de podcasts e (vi) edição e divulgação dos podcats produzidos. Do ponto de vista teórico, as discussões ampararam-se em CANDIDO (2014), SOARES (2000), CHAUÍ (1984) e ORTIZ (1994). Do ponto de vista dos resultados, atestamos autonomia de fala, através do uso responsável e qualificado de mídias comunicativas, além do interesse por livros de gêneros literários.

Palavras-chave


Literatura. ODS. Podcast. Educomunicação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p38-51

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 464

Total de downloads do artigo: 264