REPÓRTER LITERÁRIO: DISSEMINAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A PARTIR DO PODCAST “ODS LITERÁRIO”
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p38-51Palavras-chave:
Literatura. ODS. Podcast. EducomunicaçãoResumo
O ato de ler traz consequências produtivas para o sujeito leitor a curto e a longo prazo, seja através da leitura de textos denotativos ou conotativos. No âmbito destes últimos, é fato que, no mínimo, uma dupla dimensão é promovida para os leitores de quaisquer idades: (i) a de ampliar o gosto pela leitura e a de (ii) provocar/despertar engajamento sociocultural, tendo em vista que, conforme Candido (2014), as ideias literárias também são contribuintes para a formação cidadã. Nesta perspectiva, três forças que atuam com mídia e comunicação se uniram para favorecer esse processo literário e promover o protagonismo juvenil através da comunicação para público de bairros periféricos do IFPB, campus Campina Grande: IFNEWS – imprensa colegial (IFPB), Feira Literária de Campina Grande (FLIC) (parceiro social) e Anti-horário (UEPB) (parceiro social). O objetivo foi levar literatura infanto-juvenil que tenha como tema alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas, para o público beneficiário do projeto, quais sejam, alunos da rede pública de ensino, vulneráveis socioeconomicamente. Com base nos conceitos de Educomunicação (SOARES, 2000), foi proposta a facilitação de oficinas no âmbito da comunicação para o público beneficiário, para capacitá-los na produção de podcasts sobre literatura e ODS. Em âmbito metodológico, a execução foi planejada nas seguintes etapas: (i) seleção bibliográfica, com apoio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD literário; (ii) Leitura coletiva da equipe e preparação de oficinas e (iii) facilitação de oficinas organizadas pelos alunos do IFNEWS e Anti-horário para o público beneficiário; (iv) produção de roteiros para podcasts; (v) gravação de podcasts e (vi) edição e divulgação dos podcats produzidos. Do ponto de vista teórico, as discussões ampararam-se em CANDIDO (2014), SOARES (2000), CHAUÍ (1984) e ORTIZ (1994). Do ponto de vista dos resultados, atestamos autonomia de fala, através do uso responsável e qualificado de mídias comunicativas, além do interesse por livros de gêneros literários.
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