CONHECENDO A INFORMÁTICA POR INTERMÉDIO DO PROGRAMA MULHERES MIL: EXPERIÊNCIA NO IFRN/CEARÁ-MIRIM

Idelmárcia Dantas de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Brasil

Graduada em Administração e em Ciências da Computação, especialista em Educação Profissional, mestra em Engenharia de Produção e professora de Administração do IFRN.

Sara Barbosa da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Administração na UFRN.

Resumo

Este artigo pretende descrever a experiência vivenciada durante a realização da primeira turma do Programa Mulheres Mil no Campus Ceará-Mirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O programa foi implementado por meio de Projeto de Extensão com vistas a oferta de Curso de Formação Inicial e Continuada em Operador de Computador, cuja execução ocorreu no ano de 2019. Das 30(trinta) mulheres que iniciaram o curso, 18(dezoito) concluíram. As principais dificuldades enfrentadas pela coordenação de curso foram o acesso aos laboratórios de informática em condições adequadas e a indisponibilidade de professores do Campus para a condução das disciplinas técnicas do curso. O apoio de alunos voluntários foi considerado imprescindível para o andamento do curso, assim como dos servidores do quadro técnico administrativo. Por fim, as alunas participantes avaliaram a experiência como positiva e externaram interesse em continuar os estudos, após a finalização do curso e, ainda, relataram que utilizarão os conhecimentos adquiridos em seus negócios.

Palavras-chave


Programa Mulheres Mil. Informática. IFRN. Ceará-Mirim. Mulheres.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p134-142

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 460

Total de downloads do artigo: 354