AVALIAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO KTK

Luana Andrade Rogeri

Universidade Estadual de Londrina Brasil

Discente do do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina

Maria Eduarda de Oliveira Duarte

Universidade Estadual de Londrina Brasil

Discente do do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina

Juliana Bayeux Dascal

Universidade Estadual de Londrina Brasil

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, atuação na área de comportamento motor

Resumo

A coordenação motora global é uma importante capacidade para realização dos movimentos cotidianos. Um dos instrumentos para avaliar a coordenação motora é o Körperkoordinations test für Kinder (KTK), composto por quatro subtestes motores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a coordenação motora global de 27 crianças de quatro a seis anos de idade (média=4,68 e DP=0,49) através do KTK, antes e após uma intervenção motora, no Centro de Educação Infantil Campus UEL. A amostra de crianças foi composta por: crianças frequentadoras do Centro de Educação Infantil Campus UEL (grupo 1), participantes da intervenção motora realizada por um projeto de extensão do Bacharelado em Educação Física, envolvendo habilidades locomotoras, estabilizadoras e de manipulação e por crianças frequentadoras do Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário (grupo 2) que não realizaram a intervenção. Os resultados demonstraram diferença significativa entre grupo 1 e 2 somente para o subteste de equilíbrio em marcha ré na trave (p=0,04). Estes resultados demonstraram que a intervenção motora foi suficiente para diferenciar o grupo 1 do grupo 2 apenas para um dos subtestes do KTK. Esses resultados podem ter sido influenciados pela prática motora realizada pelo grupo 1 durante a intervenção motora, assim como pela influência da prática de atividades motoras livres realizadas pelas crianças do grupo 2. 

Palavras-chave


infância, intervenção motora, coordenação motora


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p52-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 362

Total de downloads do artigo: 236