AVALIAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO KTK
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p52-63Palavras-chave:
infância, intervenção motora, coordenação motoraResumo
A coordenação motora global é uma importante capacidade para realização dos movimentos cotidianos. Um dos instrumentos para avaliar a coordenação motora é o Körperkoordinations test für Kinder (KTK), composto por quatro subtestes motores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a coordenação motora global de 27 crianças de quatro a seis anos de idade (média=4,68 e DP=0,49) através do KTK, antes e após uma intervenção motora, no Centro de Educação Infantil Campus UEL. A amostra de crianças foi composta por: crianças frequentadoras do Centro de Educação Infantil Campus UEL (grupo 1), participantes da intervenção motora realizada por um projeto de extensão do Bacharelado em Educação Física, envolvendo habilidades locomotoras, estabilizadoras e de manipulação e por crianças frequentadoras do Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário (grupo 2) que não realizaram a intervenção. Os resultados demonstraram diferença significativa entre grupo 1 e 2 somente para o subteste de equilíbrio em marcha ré na trave (p=0,04). Estes resultados demonstraram que a intervenção motora foi suficiente para diferenciar o grupo 1 do grupo 2 apenas para um dos subtestes do KTK. Esses resultados podem ter sido influenciados pela prática motora realizada pelo grupo 1 durante a intervenção motora, assim como pela influência da prática de atividades motoras livres realizadas pelas crianças do grupo 2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.