Implantação do Grupo de Percussão do IFPB/JP: desafios do universo virtual

Italan Carneiro

ORCID iD https://ifpb.academia.edu/ItalanCarneiro Instituto Federal de Educação da Paraíba Brasil

Professor e coordenador do Curso de Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Atua ainda como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, desenvolvido na mesma Instituição. Doutor em Música na subárea de Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-PB e especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP. Bacharel (com Láurea Acadêmica) em Percussão Erudita pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Bateria pela mesma Universidade. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Técnico em Instrumento Musical pelo Instituto Federal da Paraíba. Lidera o grupo de pesquisa LecionaMus, voltado para a pedagogia dos Instrumentos Musicais. Atua como membro do Conselho Editorial da Revista Principia. Seus atuais trabalhos de pesquisa relacionam-se com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada e Subsequente ao Ensino Médio. Exerce ainda atividade como músico instrumentista no cenário musical paraibano.

Carlos Eduardo dos Santos Ferreira

Instituto Federal da Paraíba / Campus João Pessoa Brasil

Luca Béchade

Instituto Federal da Paraíba / Campus João Pessoa Brasil

Resumo

Neste texto, discutimos os resultados do Projeto de Extensão intitulado “Implantação do Grupo de Percussão do IFPB/JP”, entendendo o Grupo como um laboratório de práticas artístico-musicais que atenderá não somente à comunidade interna da Instituição  mas também aos membros da comunidade em geral. Como característica do Projeto, destacamos a ênfase no trabalho com materiais alternativos (reciclados e objetos do cotidiano), bem como a prática da composição e da improvisação. Como principais resultados do trabalho, ressaltamos a realização da prática musical em conjunto pelos extensionistas, o trabalho com as ferramentas de gravação de áudio e vídeo, a divulgação do repertório (peças) trabalhado e atividades institucionais, assim como a significativa interação entre os membros do Projeto e a comunidade.

Palavras-chave


Grupo de Percussão. Projeto de Extensão. Prática em Conjunto. Redes Sociais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p47-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 499

Total de downloads do artigo: 294